Segundo dados da IDC, o cenário da Transformação digital na América Latina em 2024, além se apresentar promissor, com crescimento estável da indústria de TI e investimentos em novas tecnologias disruptivas, terá um aumento de 11% no setor, superando países como os EUA.
Até 2027, 25% dos gastos em TI das grandes empresas serão destinados à Inteligência Artificial (IA), impulsionando a inovação e a eficiência, como o uso de chatbots e automação robótica de processos (RPA), que vão otimizar fluxos de trabalho e reduzir erros. Já a gestão de dados será fundamental para o sucesso da IA, o que exigirá investimentos em infraestrutura e profissionais qualificados.
Outros estudos apontam que 75% das empresas não obterão o retorno total dos investimentos em IA, nuvem, dados e segurança (Índice transformação digital Brasil 2023 (ITDBr). Considerando que a jornada de transformação digital é muito mais do que mera tendência, como aumentar o ROI dos seus projetos digitais e usar a inovação para gerar resultados sustentáveis?
No Brasil, o nível médio de maturidade digital das empresas é de, em uma escala de 1 a 6, apenas 3,3 (ITDBr). Esse pode ser um dos motivos pelos quais muitas empresas investem em projetos de inovação que não geram retornos. A falta de maturidade contribui para a tomada de decisões fora do escopo dos objetivos do negócio e, com isso, importantes recursos são desperdiçados.
Diante deste cenário, uma estratégia digital eficaz para contornar o problema está em combinar a visão de futuro com um mapeamento claro de oportunidades. Isso vale tanto para a empresa quanto para o negócio digital.
Além disso, recomenda-se criar um plano inicial de 100 dias e uma estratégia de médio e longo prazo, identificando as tecnologias necessárias para concretizar essa visão. Após essa fase de observação, fica mais fácil identificar os principais gargalos e pontos de melhoria dos projetos digitais bem-sucedidos.
Neste artigo, vamos destacar quatro fatores que impulsionam a transformação digital e podem otimizar o ROI das suas iniciativas. Continue lendo.
Fator 1. Mudança do comportamento
O consumidor de hoje está mais conectado e exigente, buscando experiências personalizadas e omnichannel, interagindo com as empresas por meio de diversos canais, como websites, aplicativos, redes sociais e lojas físicas. As empresas que não se adaptarem a essa nova realidade arriscam perder clientes importantes para seus concorrentes.
Fator 2. Maior competitividade
Com empresas de todos os portes buscando se diferenciar e conquistar a atenção dos consumidores, é preciso se destacar. A transformação digital oferece ferramentas para que as empresas ganhem competitividade, otimizando seus processos, inovando em seus produtos e serviços, e oferecendo uma experiência diferenciada.
Fator 3. Inteligência Artificial (IA), Big Data e Cloud Computing
A rápida evolução das tecnologias digitais abre um leque de novas oportunidades para as empresas. Essas inovações podem ser utilizadas para automatizar tarefas, analisar dados de forma mais eficiente, gerar novas oportunidades de receita e tomar decisões mais assertivas.
Fator 4. Incertezas do mercado
O conceito VUCA fala de um mundo volátil e complexo, com inúmeros fatores interligados. Isso também reflete o mercado moderno. A transformação digital permite que as empresas se tornem mais ágeis e adaptáveis, capazes de se ajustar rapidamente às mudanças e às novas demandas dos clientes.
Como a transformação digital impacta os resultados do negócio
Melhora a experiência do cliente: ao possibilitar o desenvolvimento de experiências personalizadas, omnichannel, interativas e mais eficientes.
Aumenta a competitividade: ao se diferenciar da concorrência através da inovação e da otimização dos processos.
Reduz custos: ao automatizar tarefas e otimizar o uso de recursos.
Facilita a tomada de decisões mais assertivas: ao utilizar dados para basear decisões estratégicas.
Impulsiona a criação de novos produtos e serviços: ao utilizar tecnologias inovadoras para desenvolver soluções que atendam às necessidades dos clientes.
À medida que o volume de dados transacionados no mundo corporativo se torna central, empresas de todos os tamanhos estão repensando sua arquitetura empresarial. A transformação digital envolve muito mais do que apenas adotar novas ferramentas tecnológicas, ela representa uma mudança nos modelos de negócio, processos internos e na forma como as empresas se relacionam com seus clientes.
A rápida evolução da IA pode superar a capacidade de adaptação do mercado, exigindo planejamento estratégico e seleção criteriosa de fornecedores. No entanto, a integração com dados e processos existentes requer especialização técnica e foco na governança de dados. Essa tecnologia pode gerar novos riscos, como viés algorítmico, vazamento de dados e questões de direitos autorais, exigindo medidas adicionais de mitigação e suporte ao atendimento ao cliente.
Por isso, equipe de consultores com conhecimento elevado dos mais diversos setores e desafios do mercado, como a AP Digital Services, é o caminho estratégico para soluções personalizadas e eficazes. Por meio de um processo estruturado e metodologias comprovadas, nosso time consegue mapear e analisar os potenciais riscos e corrigi-los.
As novas tecnologias são as propulsoras da inovação nas organizações, facilitando a inovação e, também, preparando as empresas para um futuro dinâmico e de possibilidades.
A transformação digital traz oportunidades para as empresas repensarem toda a organização e abraçarem uma cultura inovadora. Aquelas que se comprometerem com essa jornada estarão mais bem preparadas para navegar pelos desafios e oportunidades do mundo digital. A jornada é necessária para qualquer negócio que queira se manter relevante e competitivo no cenário atual.
Qual é o estágio de maturidade da sua jornada de transformação digital hoje? Gostaríamos muito de entender e contribuir com a nossa experiência!
Profissional com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de produtos e inovação. Luciana atuou em grandes empresas, como CI&T, Coca-Cola Company e Accenture.
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